segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

www.d10passos.com - PRESIDENCIAIS EM 10 PASSOS

6 comentários:

  1. É isso mesmo!
    A Democracia é um joguinho bonito.
    Para "marcar pontos" (e garantirmos o nosso posto de trabalho enquanto políticos) precisamos de ensinar a jogar. :-)

    Tal não invalida que, num futuro previsivelmente muito próximo, teremos muito mais actores (políticos) que participantes no "jogo eleitoral" (votantes).

    Estamos bem perto do paradoxo absoluto de vermos a vontade de uma escandalosa minoria (51% dos 20% ou 30% efectivamente vão votar) outorgando com o seu voto a "legitimidade" que a Oligarquia Partidária necessita para se perpetuar.

    ResponderEliminar
  2. Luis, esta iniciativa tem o mérito de partir de um grupo de jovens trabalhadores, ex-universitários.

    Aquele grupo etário, que se bem te lembras, esteve ausente do «Limpar Portugal».

    Como vês, eles não estão «mortos» para a sociedade ou democracia, só tinham hibernado.. preocupados em acabar os seus cursos.

    Deposito uma grande esperança nesta geração de jovens, para quem o Estado Novo e todos os correspondentes «traumas sociais» herdados do 25 A, nada lhes dizem, o que lhes confere a liberdade de pensar e agir, com base naquilo que conhecem, A DEMOCRACIA.

    Talvez eles consigam o que as nossas gerações não almejaram alcançar. Uma Democracia Forte em que o poder de intervenção e mudança está nas mão da sociedade civil e não nas do Estado.

    Veremos.
    Da minha parte terão sempre o meu incondicional apoio. O novo precisa de ajuda.

    Grande Abraço

    ResponderEliminar
  3. Caro Carlos,

    Concordo com a tu apostura que, em grande medida é por mim partilhada, como sabes.
    A iniciativa em si e em abstracto, parece ser genuína e efectivamente interessante.

    Pessoalmente, desde os 14 anos que nunca tive necessidade de fazer qualquer interregno, nem tirei férias das minhas acções e intervenções cívicas, para tirar um curso ou por qualquer razão. Nem mesmo quando me ausento para o estrangeiro deixo de ser quem sou, pensar o que penso e exprimir aquilo que julgo oportuno comunicar.

    Apenas estou bastante desencantado com esta Oligarquia Partidária a que teimas de apelidar de Democracia.

    Democracia é o governo do Povo e para o Povo.
    O que temos, aqui e na generalidade dos países e Repúblicas ditas Democráticas (toma por exemplo os EUA e Angola...) é outra coisa diferente do que eu entendo como Democracia.

    Na minha modesta e ignorante opinião, aquilo que temos no mundo, neste planeta onde deixaram há muito de existir fronteiras à circulação de bens e de interesses, os políticos, eleitos de forma mais ou menos democrática, são cada vez mais "mandatários" dos cancerosos interesses de crescimento do capital financeiro, cada vez mais virtualizado e volátil.

    A excepção é talvez apenas a China onde, apesar de todas as máfias (que lá se chamam Tríades), os políticos concentram ainda uma considerável percentagem do poder de decisão ao nível económico.

    Quanto ao mais, acredito sim, numa real mudança estruturada única e exclusivamente na organização e acção de comunidades que, criando bases de resiliência e independência, terão os "argumentos" para decidir livre e comunitariamente, sobre o seu futuro colectivo.

    As cúpulas politico-partidárias continuarão sempre a tentar perpetuar-se no poder, a exibir de forma escandalosamente luxuosa o seu status de "realeza mandante" e a sugar recursos preciosos para a humanidade como um todo.

    Os Partidos não são mais uma "emanação" do povo.
    Não acredito mais neles.
    Ainda menos acredito nos "profissionais de vendas do intangível" que são os padres e os políticos.

    Lamento muito :-(

    Permabraço!

    ResponderEliminar
  4. Luis, ambos sabemos que o conhecimento que temos da vida não nos confere a legitimidade de «roubarmos» os sonhos alheios, ainda para mais quando o futuro que nós lhes vamos deixar é bem pior do que os nossos pais nos deixaram a nós.

    PS - D10 Passos, não refere uma única vez os partidos. Nenhum destes jovens está ligado a algum partido. Mas trabalharam e continuam a trabalhar arduamente, para «concretizar» esta pequena iniciativa. Por isso e não só merecem todo o meu reconhecimento, amizade e apoio.

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Eu faço isso com menos passos:

    1.º Apanhar os documentos de identificação;
    2.º Saír de casa;
    3.º Entrar no carro e dirigir-me ao local do voto;
    4.º Estacionar;
    5.º Dirigir-me à mesa, apresentar o documento de identificação e receber o boletim de voto;
    6.º Votar, colocando o "X" no candidato da minha preferência.

    Já está: poupei 4 passos!!!

    Foi apenas uma brincadeira, não me levem a mal. Não consegui ler os dez passos do vídeo acima, mas achei a ideia interessante e original!

    ResponderEliminar
  6. Ups... errei nos passos! Faltou o último e muito importante:

    7.º Depositar o voto na urna de voto!

    Afinal, poupei só 3 passos!!!...

    ResponderEliminar