sexta-feira, 15 de julho de 2011

O QUE SÃO AGÊNCIAS DE RATING


Todos os dias o Miguel, filho do dono da mercearia, rouba pastilhas elásticas ao pai para as vender aos colegas na escola.


Os colegas, cujos pais só lhes dão dinheiro para uma pastilha, não resistem e começam a consumir em média cinco pastilhas diárias, pagando uma e ficando a dever quatro.

Até que um dia já todos devem bastante dinheiro ao Miguel, por isso ele conversa com o Cabeças, - alcunha do matulão lá escola, um gajo que já chumbou quatro vezes - e nomeia-o a sua agência de rating. 
Basicamente, cada vez que um miúdo quer ficar a dever mais uma pastilha ao Miguel, é o Cabeças que dá o aval, classificando a capacidade financeira de cada um dos putos com "A+", "A", "A-", "B"... e por aí fora.


A Ritinha já está com uma dívida muito grande e um peso na consciência ainda maior, por isso acaba por confessar aos pais que tem consumido mais pastilhas do que devia. 

Os pais ao perceberem que a Ritinha está endividada, estabelecem um plano de ajuda para que ela possa saldar a sua dívida, aumentando-lhe a semanada mas obrigando-a a prometer que não gasta mais enquanto não pagar a dívida contraída.

O Cabeças quando descobre isto, desce imediatamente o rating da Ritinha junto do Miguel que, por sua vez, passa a vender-lhe cada pastilha pelo dobro do preço.

A Ritinha prolonga o pagamento da sua dívida e o Miguel divide o lucro daí obtido com o Cabeças que, como é o mais forte, é respeitado por todos.
R. I. P.







extraido do Facebook

2 comentários:

  1. Mas quem se lixa são os gnomos.

    No país maravilha do Miguel, existem meninos que têm à sua responsabilidade, governar milhões de gnomos, a Ritinha pertence a esse grupo.

    Se a Ritinha se lixar, os gnomos lixam-se.

    Os gnomos criam e consomem pastilhas, mas os sacanas que se julgam muito inteligentes, foram iludidos e aliciados a consumir mais pastilhas, isto ao ponto de consumirem mais do que produziam. A Ritinha sabia, mas ignorou e até aderiu à moda.

    Muito antes da Ritinha confessar aos pais, já andava desesperada a tentar convencer aos gnomos que tinham de dar mais pastilha à Ritinha porque ela ia conseguir dar a volta à situação.

    Contudo a Ritinha e alguns gnomos ao longo de anos tinham andado a receber pastilhas a troco de acabar com determinados sectores de produção de pastilhas.

    Alguns gnomos tal como o Henrique (http://www.youtube.com/watch?v=3qR3yaKhHDE&feature=related) foram avisando do que iria acontecer se a Ritinha não dissesse a verdade e toma-se medidas sérias a banca rota era inevitável.

    O que podiam os gnomos fazer?

    .Podiam mandar a Ritinha embora, mas depois aparece outra, os gnomos só têm a liberdade de escolha entre Ritinhas, pois a escola baniu outras possibilidades em nome da liberdade, e a maioria dos gnomos, dos mais pequenos as maiores acham muito bem.

    .Podiam aprender com a história. Este grupo de gnomos fora outrora governado por o terrível António. o António tinham muitas coisas más, mas também tinham algumas boas, que a linhagem de Ritinhas que se seguiram resolveram dinamitar. O António consegui alguns feitos notáveis, entre eles recuperar da banca rota em que o grupo de gnomos estava, e nunca se apropriou da pastilhas para enriquecer, o António dava o exemplo. O António sabia que recorrer ao Miguel para pastilhas, era um risco que devia ser levado a sério. As Ritinhas que se seguiram escolheram esquecer a história, diabolizando o António, pois sabiam que nunca iriam conseguir supera-lo em honestidade, e a maioria dos gnomos, dos mais pequenos as maiores acham muito bem.

    .Podem ter fé e acreditar que as criancinhas se juntem e consigam estabelecer regras para o Miguel comportar-se melhor, continuando sempre dependentes do Miguel. Podem ter fé que se venderem quase tudo o que possuem a tipos como o Miguel e o Cabeças tudo vai correr bem.

    Esta última opção é certa como o destino.

    Eu acredito que o Miguel e o Cabeças, por natureza uns aldrabões ávidos e insaciáveis comedores de pastilhas, mais tarde ou mais cedo vão acabar por levar a escola à falência. E por fim, os gnomos é que se lixam, mas gostem ou não, também têm responsabilidades...

    ResponderEliminar
  2. Pois, é, mas o António já não volta, pelo menos podiamos ter a humildades de saber aprender alguma coisa de útil com a parte boa que ele fez..mas isso como sabemos é um profundo trauma ainda enraizado.

    Se não o fizermos a bem e por vontade própria, alguém nos acabará por impor a mal, e sem a nossa vontade.

    ResponderEliminar